segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Para manter uma vida saudável na terceira idade

Uma dieta equilibrada é fundamental para a ingestão de nutrientes importantes para uma vida mais saudável.
Precisamos ter cuidado com a nossa saúde pela vida toda. No entanto, a entrada na terceira idade traz uma série de mudanças físicas que exigem algumas necessidades. Um exemplo é sentir menos apetite, onde o paladar fica menos apurado dificultando a mastigação dos alimentos.
Cuidar bem da alimentação na terceira idade é essencial para que o mesmo não seja impedido de ter uma ingestão de nutrientes ajudando a manter  uma vida saudável.
Toda alimentação na terceira idade precisa ser sempre variada e equilibrada, assim como na infância e posteriormente na vida adulta.

Exemplo de alguns tipos de alimentos mais indicados para a terceira idade e principalmente por fazerem bem para o sangue e para o cérebro são frutas, grãos, azeite. A aveia ajuda e uma melhor digestão, o leite e seus derivados são importantes para oferecer o cálcio para o fortalecimento dos ossos mais fracos nessa etapa da vida.
Não podendo faltar de forma alguma são os carboidratos essenciais  para fornecer energia ao organismo humano. Na terceira idade, o ideal é que entre 50% a 60% do valor calórico total da dieta sejam compostos por este componente, salientando sempre que os carboidratos simples, com glicose e sacarose, devem estar presentes em no máximo 10% de toda dieta alimentar.
Um bom exemplo é o macarrão, que além de ser do tipo complexo tem uma absorção  mais lenta que os demais e faz com que a saciedade dure mais tempo. Tendo uma   absorção mais pausada faz com que o aumento do nível glicêmico no sangue seja menor, sendo um alimento de consistência mais mole que ajudará na mastigação da pessoa.
Será necessário preservar a proteína para substrato energético para o sistema nervoso central e ativar o metabolismo.
Importante salientar que as proteínas são as responsáveis pela formação dos anticorpos protegendo contra as doenças e de todos os órgãos do nosso corpo.
Os alimentos fontes de fibras, minerais e vitaminas regulam as funções do organismo, facilitando a absorção dos nutrientes e a digestão,fortalecendo o sistema imunológico,protegendo a visão, pele, dentes e permitindo um melhor funcionamento intestinal.


Alguns exemplos de fontes dos diferentes grupos de alimentos:

Fontes de vitaminas, minerais e fibras: Cenoura, chuchu, abobrinha, pepino, berinjela, brócolis, acelga, escarola, salsa, mostarda, almeirão, couve, caju, laranja, morango, mexerica, manga, limão e cereais integrais.

 Fontes de carboidratos:  Arroz, pão, macarrão, milho, batata, centeio, aveia, cará,  inhame, doces, cevada de trigo, mel e geleia

Fontes de proteínas: Carne, feijão, ovos, ervilha, soja, lentilha, grão de bico, leite, iogurte e colhada.

Cuide-se para viver bem e melhor e consulte sempre o seu médico.


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