terça-feira, 31 de maio de 2016

Porcentagem de adultos com diabetes dobrou desde 1980

A porcentagem de adultos com diabetes na população mundial dobrou de 1980 até 2014, passando de 4,7% para 8,5%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isto reflete um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso e a obesidade.

Ainda segundo a OMS, o número de adultos com diabetes no mundo quadruplicou desde 1980. Segundo os últimos dados, cerca de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980. Neste caso o aumento é mais significativo do que na porcentagem porque também houve um aumento da população mundial de 1980 para 2014.

"O diabetes está aumentando. Já não é uma doença de países predominantemente ricos e a prevalência cresce constantemente em toda parte, principalmente nos países de rendimento médio", escreve Margaret Chan, diretora-geral da OMS no prefácio do relatório.

Segundo os dados disponíveis no documento, na última década o índice do diabetes aumentou mais nos países de médio e baixo rendimento do que nos países ricos. Sendo que mais de 80% das mortes ocorrem em países de baixo e médio rendimento.

A OMS estima que em 2030 o diabetes será a sétima maior causa de morte. Em 2012, a doença provocou 1,5 milhão de mortes. O diabetes é uma doença crônica e grave que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando o corpo não consegue usar eficazmente a insulina que produz (diabetes tipo 2).

Trata-se de um importante problema de saúde pública, uma das quatro doenças não transmissíveis definidas como prioritárias pelos líderes mundiais. Entre as complicações associadas ao diabetes estão o ataque cardíaco, o acidente vascular cerebral, a falência renal, a amputação de pernas, a perda de visão e os danos neurológicos.

A prevenção, segundo a OMS, passa por políticas que abranjam toda a população e que contribuam para a melhoria da saúde, como fazer exercício regular, ter alimentação saudável, evitar fumar e controlar a tensão arterial e as gorduras no sangue.

Não deixe de consultar o seu médico.

Fonte: www.minhavida.com.br


sábado, 28 de maio de 2016

A Confusão Mental dos Idosos

"Durante as aulas de clínica médica que ministro aos estudantes do 4o. ano de Medicina, a certa altura, faço a seguinte pergunta:

- Quais as causas mais comuns de confusão mental nas pessoas idosas?

Alguns tentam adivinhar: "Tumor na cabeça".

Eu respondo: "Não".

Outros arriscam: "Mal de Alzheimer"

Novamente, respondo: "Não".

A cada negativa os alunos vão demonstrando espanto.... E ficam ainda mais boquiabertos quando menciono os três motivos mais comuns:

- diabetes fora de controle;

- infecção urinária;

- a família foi passear e deixou o avô e a avó em casa, para não se cansarem.

Embora pareça brincadeira, não é nada disso. Como o avô e a avó não sentiram sede, não ingeriram líquidos.

Quando não há ninguém mais em casa para lembrá-los de tomar água, ou chá, ou um suquinho, eles desidratam-se rapidamente.

A desidratação pode vir a ser grave, afetando todo o organismo. Pode causar confusão mental repentina, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, angina (dor no peito), coma e até o óbito.

Atenção: não é brincadeira.

O processo natural de envelhecimento faz com que, na terceira idade - que começa aos 60 anos - tenhamos pouco mais de 50% de água no organismo.

Portanto, os idosos têm menor reserva de líquidos.

Para complicar mais o quadro, mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água porque, muitas vezes, há certa disfunção nos seus mecanismos de equilíbrio interno. 

Conclusão:

As pessoas idosas desidratam-se com mais facilidade não apenas porque têm menos reserva de água, mas também porque não se dão conta de que necessitam de água. Mesmo que o idoso seja saudável, a falta de líquido reduz o desempenho das reações químicas e funcionais de todo o organismo.

Por esse motivo, aqui estão dois alertas:

1 - O primeiro é para as pessoas idosas: fiquem bem conscientes do hábito de tomar líquidos. Por líquido entenda-se água, chás, água-de-coco, melancia, sucos, melão, abacaxi, tangerina, gelatina, laranja, leite, sopas... O importante é, a cada duas horas, ingerir um copo ou uma xícara com líquido. Lembrem-se bem disso!

2 - O segundo alerta é endereçado aos familiares:ofereçam com bastante frequência líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, prestem atenção. Caso percebam que estão rejeitando líquidos e, que, de repente, ficam confusos, irritadiços, alheios ao que se passa ao redor, cuidado!. É quase certo que sejam sintomas de desidratação."


"Deem-lhes líquidos e procurem logo atendimento médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Este artigo é de utilidade pública. Por favor, compartilhe com as pessoas que você conhece!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa

Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas. A conhecida menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos. 

Portanto, a busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina do dia-a-dia das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa. 

A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona. 

Nessa fase, principalmente, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. "Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clinica Equilíbrio Nutricional.

Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Neste caso, a nutricionista Roseli dá a dica. "Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea".

Para garantir um cardápio saudável que possa auxiliar no combate aos efeitos da menopausa, a nutricionista da clinica Equilíbrio Nutricional elaborou um quadro com dicas de alimentos:

Vitamina E: diminui as ondas de calor. 
Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais. 

Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar. 
Fontes: cereais integrais, ovos e grãos. 

Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos.
Fontes: Frutas cítricas. 

Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. 
Fontes: vegetais verdes escuros. 

Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores. 
Fontes: cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. Fontes: Vegetais verdes, leite e derivados.  

Vitamina D3: reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio.
Fontes: óleos vegetais. 

Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais. 
Fonte: castanha do Pará. 

Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica - glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea. 
Fontes: linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno. 

Proteínas de alto valor biológico: para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos. 
Fontes: ovos, aves e carne bovina. 

Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas. 
Fontes: Frutos do mar e peixes.

Visite seu médico regulamente

Fonte Minha vida
www.minhavida.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2016

Conheça os cinco passos mais importantes da prevenção contra H1N1

A médica Dra. Elizabeth, diretora do Center Uno em São Caetano do Sul, afirma que a vacina contra H1N1 é a principal arma da população contra a doença. Evitar o contato com pessoas gripadas, no entanto, também é uma medida importante. Vale lembrar que é recomendável que as pessoas gripadas suspendam atividades de rotina como trabalho e estudos, afim de evitar a propagação do vírus em locais com aglomeração.

Conheça os cinco passos mais importantes da prevenção contra H1N1:

1º passo: Não deixe de se vacinar contra o vírus H1N1. A vacina será disponibilizada pelo SUS em abril para os grupos com risco de maior complicação como o dos idosos, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas (que acabaram de dar à luz), portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e da área da saúde. Para quem não está nos grupos de risco, é possível tomar a vacina na rede particular;

2º passo: Evite o contato com as pessoas com a gripe H1N1, como abraço, beijo e aperto de mão. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar;

3º passo: Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se não for possível, faça pelo menos um dos dois procedimentos;
4º passo: Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios do metrô e dos ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização;

5º passo: Evite estresse, ansiedade, má alimentação, dormir pouco, beber e usar drogas. Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus.

Dra. Elizabeth Borges

domingo, 1 de maio de 2016

O Perigo das crianças e a eletricidade

Todos sabem que a curiosidade infantil não tem limites. Por isso, sempre tome muito cuidado com tomadas sem capa de proteção, fios desencapados ou soltos, aparelhos elétricos abertos e fios espalhados. Se você tem crianças pequenas em casa, compre um protetor de tomadas e encaixe nas saídas de energia. Eles são super baratos e podem evitar vários acidentes. Além disso, oriente os pequenos sobre os riscos da energia elétrica.

Dicas para ficar LIGADO!
Confira abaixo uma série de dicas para evitar acidentes domésticos relacionados à eletricidade.

Nunca insira objetos metálicos dentro de TVs ou computadores, pois estes aparelhos armazenam energia mesmo fora da tomada

Nunca retire o plugue de aterramento, pois ele evita que oscilações de energia afetem seus aparelhos eletrônicos.
Evite mudar a chave do chuveiro para verão/inverno se ele estiver ligado. Sempre o desligue para evitar acidentes.

Se algum aparelho está dando choques, chame um eletricista para fazer uma vistoria.

Se precisar realizar um reparo em algum equipamento, sempre o desligue da tomada antes de abri-lo ou inserir alguma ferramenta em seu interior.

Agora que você já sabe algumas dicas para não causar ou sofrer acidentes, não deixe de compartilhar o que aprendeu com todos os seus conhecidos, afinal energia elétrica é assunto sério e todos precisam ficar ligados no bom sentido, é claro!


Fonte: ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade)




sábado, 30 de abril de 2016

Benefícios da Acupuntura para melhor idade

A cada dia tratamentos alternativos têm se tornando uma boa opção para as pessoas da melhor idade. A Acupuntura é uma destas opções e tem sido indicada com freqüência por profissionais da saúde no tratamento de muitas doenças, por ser um método sem contra-indicações e com efeitos positivos na redução da dor, ansiedade e sintomas de depressão entre outros.


Devido ao idoso apresentar muitas queixas relacionadas a todos os lugares do corpo e com freqüência, adquirir mais de uma doença, o profissional  tende a prescrever um grande número de medicamentos. Dessa forma a incidência de reações adversas provenientes de cada um destes medicamentos é cada vez maior. Esta é uma das razões onde a Acupuntura se faz importante no tratamento do idoso. Como ela praticamente não tem contra-indicação e tem efeitos positivos na redução da dor, na ansiedade, nos sintomas de depressão, entre outros, permite em alguns casos a redução na quantidade de medicação, diminuindo portanto os vários efeitos colaterais.


O objetivo da Acupuntura é tratar todas as disfunções fisiológicas adquiridas com o passar da idade, promovendo uma qualidade de vida, bem estar e uma vida muito mais feliz e relativamente mais ativa. 


Entretanto, sempre é bom ressaltar que antes de qualquer decisão é fundamental procurar seu médico, consulte-o regularmente.

sábado, 2 de abril de 2016

A primeira viagem...

Aos poucos fomos nos acostumando com a Mariana dentro da nossa casa..toda aquela rotina de antes tinha ficado para trás.

Escutar seu chorinho, a hora do banho, da troca de fraldas, da amamentação e aos poucos fomos aprendendo dia após dia. Era nossa nova rotina agora.

E as benditas cólicas, tadinha, eu ficava fazendo massagem na barriguinha dela,  mas sabíamos que eram normais pois a médica já tinha nos orientado,  ela ficava chorona e irritada.

Minha mãe mora na praia, nós iríamos viajar para passar o Natal lá, ela tinha então apenas 15 dias. As histórias se multiplicavam, cada um dizia uma coisa, que ela sentiria dores de ouvido na serra, que não era bom ela viajar tão cedo, que isso e que aquilo...Bom, quem saberia dizer ao certo era a pediatra, então marcamos a consulta. A médica nos deixou muito tranquilos e apenas recomendou alguns cuidados, principalmente o protetor solar, nos indicou um fator 100 a base leite..Poderíamos seguir viagem, a primeira viagem dela. Tudo era novidade, medo e ansiedade, mas foi muito bom, não tivemos problema nenhum, fomos até dar umas voltinhas na praia com ela, tudo aquilo era novo, uma sensação única para nós...

Passamos um Natal e final de ano maravilhosos..com a presença de nossos familiares onde ela era centro das atenções.

Com o passar dos dias já percebíamos sua evolução motora, ela  já acompanhava ruídos e objetos com os olhinhos.

Nossa como passou rápido  quase um mês, o músculo do pescoço estava ficando mais forte o que já permitia manter a cabeça erguida por breves períodos. Era lindo ver a evolução dela dia a dia.

Chegou o dia da primeira vacina no posto de saúde. Ai meu Deus,  percebi o quando sou covarde (rs...) não tive coragem de ver, deixei a minha esposa com ela e fui para fora da sala ou do posto não me recordo...somente lembro de escutar um chorinho que vinha da sala e que que me cortou o coração.

Ufa !!! essa agulhada já passou, doeu até na minha alma....